PREFEITURA CRIA CLASSIFICAÇÃO PARA BENEFICIAR EMPRESAS QUE SEGUEM AS NORMAS TRIBUTÁRIAS

A Prefeitura de Porto Alegre está lançando um programa de compliance para as empresas contribuintes do Imposto Sobre Serviços. Denominado Em dia com Porto Alegre, foi criado para beneficiar e privilegiar os contribuintes com alto nível de aderência às normas tributárias e que mantêm seus tributos em dia.”A Fazenda vem promovendo ao longo dos últimos anos o incentivo a autorregularização e esta é mais uma etapa que estamos concluindo neste sentido. Com este programa, vamos estimular que as empresas queiram manter suas obrigações em dia”, explica o secretário Rodrigo Fantinel.

Instituído pela Lei Complementar n. 928, de 27 de dezembro de 2021, o programa oferece vantagens que estimulam o cumprimento voluntário das obrigações tributárias pelos contribuintes. Os princípios que norteiam a medida são a simplificação e modernização do sistema tributário municipal; a boa-fé e previsibilidade de condutas; a segurança jurídica; a publicidade e transparência; e a concorrência leal entre os agentes econômicos.

Como funciona – Os contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) são classificados nas categorias A+, A, B, C, D e NC (não classificado), com base nos critérios de cumprimento de obrigações tributárias principais e cumprimento de obrigações tributárias acessórias. As categorias A+ e A são as de maior conformidade tributária e a categoria D, de menor conformidade, levando em conta apenas o relacionamento com o fisco municipal. A classificação leva em consideração os recolhimentos do ISS, o pagamento regular do imposto, a emissão de notas fiscais e o comportamento frente a dívidas. De acordo com a classificação, o contribuinte pode ser beneficiado com contrapartidas, como prioridade na análise de solicitações de serviços, parcelamento de créditos tributários e não tributários em até 72 meses, devolução de parte do ISS pago, entre outros.

Onde consultar – No portal Em dia com Porto Alegre é possível realizar a consulta pública, onde qualquer cidadão pode conferir a classificação das empresas enquadradas no programa e que autorizaram a divulgação. Há também a consulta privada, em ambiente logado, para que o responsável pela empresa consulte sua própria clas

Prefeitura Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda

Rua Siqueira Campos, 1300 – Fundos atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br

 156

Escolher opção 4

Chamadas de outras cidades:

(51) 3289 0156

Esta mensagem é uma circular enviada a todos os contatos cadastrados junto à SMF.

SECOVI/RS – AGADEMI

Horário de atendimento: das 8h30 às 18h e pelo telefone (51) 3221.3700.

Permanecemos disponíveis para orientações através dos fones e e-mails:

– orientações jurídicas: (para representados e associados em dia com as contribuições)

Atendimento jurídico:

– segunda a sexta-feira das 9h às 11h30;

– segunda a quinta-feira das 14h às 17h.

(51) 99977.5578 ou (51) 99962.6753 – juridico@secovi-rs.com.br

– gerência: (51) 99999.1648 – gerencia@secovi-rs.com.br

– secretaria geral: (51) 99999.1654 – secovi@secovi-rs.com.br

– guias sindicais: cadastro@secovi-rs.com.br

– capacitações: (51) 99999.1623 – unisecovirs@secovi-rs.com.br

– estatística: (51) 99965.1763 – pesquisa@secovi-rs.com.br

Fonte: Secretaria da Fazenda de Porto Alegre

01 nov, 23

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM