GOVERNO MANTÉM ALERTA PARA TODO O ESTADO POR DUAS SEMANAS

O Gabinete de Crise manteve Alertas pelo período das próximas duas semanas para todas as regiões Covid do Estado, com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul.

A manutenção do quadro de Alerta tem sido a tendência adotada pelo Gabinete de Crise nas últimas semanas, mesmo que se tenha registros de um declínio na velocidade do avanço da doença nas diversas regiões do Estado, observou-se que os patamares seguem ainda muito altos.

No entanto, diante do aumento de circulação de pessoas por conta do feriado de Carnaval e o retorno às aulas, a tendência atual de queda lenta pode ser afetada. Além disso, o fato de que durante feriados as instituições não mantêm a atualização habitual de dados, causando um descompasso entre indicadores e realidade.

Por todo esse conjunto os Alertas serão mantidos pelas próximas duas semanas, até que se tenha o resultado dos impactos causados pela alta circulação da população e que as informações já tenham sido atualizadas caso existam subnotificações.

DADOS DA PANDEMIA NO ESTADO

Na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentou redução de 12%, com incidência semanal de 688 casos por 100 mil habitantes. O número de internados com confirmação e suspeita de Coronavírus reduziu em 244 pacientes. Desses, 162 em leitos clínicos e 82 em leitos de UTI. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs no Rio Grande do Sul é de 60,9%.

Em relação aos óbitos, 337 pessoas foram vítimas da doença, com média de 48,1 óbitos por dia, o que representa uma redução de 16%, comparando com a semana anterior.

Sendo assim, é reiterado o apelo a todos para que os cuidados sejam mantidos a fim de evitar um agravamento do cenário. Usar máscara, não participar de aglomerações, manter o distanciamento, fazer a higiene das mãos e usar álcool gel e completar o esquema vacinal. Todas essas medidas seguem sendo fundamentais para evitar a contaminação.

RESPONSABILIDADE DE TODOS

A pandemia ainda causa impacto na vida das pessoas, na rotina dos condomínios e nas atividades das empresas imobiliárias, seja pelo fato da contaminação ainda presente, que pode gerar até a paralisação de atividades.

 Diante deste cenário, alertamos condomínios e as empresas imobiliárias a manter as orientações e redobrar os cuidados de prevenção da Covid-19, com a etiqueta sanitária, que consiste no uso de máscara, distanciamento social e cumprimento dos protocolos.

A seguir, ressaltamos os protocolos indicados pelo Governo do Estado para o momento, para adoção de toda sociedade gaúcha, inclusive em condomínios e no interior dos estabelecimentos comerciais (https://sistema3as.rs.gov.br/protocolos):

PROTOCOLOS OBRIGATÓRIOS

  • Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas. USO OBRIGATÓRIO, conforme a Lei Federal Nº 14.019.
  • Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
  • Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e familiares com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa.
  •   Exigir comprovante vacinal antes da entrada e para permanência do público e dos trabalhadores em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração*.

(*) ATIVIDADES: competições esportivas eventos de entretenimento; casas noturnas; cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculo, casas de shows e similares; feiras, exposições, convenções e congressos corporativos; parques de diversão, temáticos, aquáticos e de aventura, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos.

PROTOCOLOS RECOMENDADOS

  • Manter uma distância segura de no mínimo 1 metro (um braço estendido) em relação a outras pessoas que não fazem parte do seu convívio diário.
  • Completar a vacinação, tomando a primeira e a segunda doses, bem como dose de reforço quando estiver no seu prazo.
  • Dar preferência à realização de atividades em locais abertos ou garantir a renovação natural do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar.
  • Solicitar a apresentação de comprovante vacinal antes da entrada e para permanência do público e dos trabalhadores.
  • Fazer teste para Covid-19 antes* da participação em atividades com maior aglomeração de pessoas e apresentar o comprovante negativo** ao ingressar no local.

* O ideal é que o teste seja realizado o mais próximo possível da atividade ou evento em que seja obrigatório, no máximo nas 72 horas anteriores.

** O comprovante negativo a ser apresentado deve ser o de um teste antígeno para Covid com coleta de swab nasal, que pode ser tanto com teste rápido de antígeno (várias marcas disponíveis e certificadas no mercado, incluindo farmácias) ou por exame para Covid-19 por RT-PCR (disponível em laboratórios e hospitais, por exemplo).

Texto: Jurídico Secovi/RS

SECOVI/RS-AGADEMI 

As entidades informam que o atendimento permanece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo fone (51) 3221.3700 ou através dos fones e  e-mails:

– Orientações Jurídicas: (51) 99977.5578 ou (51) 99962.6753 – e-mail: juridico@secovi-rs.com.br

– Gerência: (51) 99999.1648 – e-mail: gerencia@secovi-rs.com.br

– Secretaria Geral/Guias Sindicais: (51) 99999.1654

e-mails: secovi@secovi-rs.com.br ou cadastro@secovi-rs.com.br

– Capacitações: (51) 99999.1623 – e-mail: unisecovirs@secovi-rs.com.br

– Estatística: (51) 99965.1763 – e-mail: pesquisa@secovi-rs.com.br

Comunicado

Nos dias 28 de fevereiro e 01 de março/22 não haverá expediente, retornando o atendimento na quarta-feira 02 de março, das 9h às 16h. 

Fonte: Sistema 3As

25 fev, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM