ACESSO AO PORTAL DA SMF DE PORTO ALEGRE SERÁ VIA CADASTRO GOV.BR A PARTIR DE 10 DE ABRIL

O Portal de Serviços da Fazenda será acessado exclusivamente pelo cadastro Gov.br a partir do dia 10 de abril. O objetivo é modernizar o atendimento e torná-lo 100% digital, sem a necessidade de apresentação de documentos e preenchimento de formulários.

“Optamos por padronizar o login pela conta Gov.br porque já é uma ferramenta aceita em outros órgãos públicos para acesso a diversos serviços e, com isso, facilitamos a jornada do contribuinte e damos mais um passo para modernização dos nossos canais”, conta o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Como o aprimoramento do Portal de Serviços será realizado em etapas, neste primeiro momento os usuários não vão perceber outras alterações no sistema, pois ainda poderá ser requerida a digitalização de formulários e documentos de identificação, entre outros. À medida que o sistema for atualizado os usuários não vão mais precisar enviar formulários, os quais serão preenchidos na tela, e documentos de identificação, que serão substituídos pelo acesso gov.br.

Quanto ao acesso aos diferentes serviços solicitados no Portal, os usuários não precisam se preocupar, pois nada vai mudar.

Os serviços que não têm necessidade de legitimidade, para os quais não é necessário que o próprio contribuinte realize a solicitação, continuarão sendo atendidos normalmente. Exemplos: averbações de imóveis, solicitações de guias e balancete de imóveis.

Para quem já utiliza o Portal de Serviços e precisa consultar o andamento dos seus protocolos, a orientação é que seja cadastrado na conta Gov.br o mesmo e-mail utilizado no Portal anteriormente. É possível alterar o e-mail indicado no sistema nacional na opção Dados Pessoais/ Dados Cadastrais/ Atualizar E-mail.

Através do Portal de Serviços o contribuinte tem acesso a todos os serviços da Receita Municipal em um ambiente disponível 24 horas por dia.

 

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda

Rua Siqueira Campos, 1300 – Fundos atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br

156

Escolher opção 4

Chamadas de outras cidades:

(51) 3289 0156

SECOVI/RS – AGADEMI

Horário de atendimento: das 8h30 às 18h e pelo telefone (51) 3221.3700.

Permanecemos disponíveis para orientações através dos fones e e-mails:

– orientações jurídicas: (para representados e associados em dia com as contribuições)

Atendimento jurídico:

– segunda a sexta-feira das 9h às 11h30;

– segunda a quinta-feira das 14h às 17h.

(51) 99977.5578 ou (51) 99962.6753 – juridico@secovi-rs.com.br

– gerência: (51) 99999.1648 – gerencia@secovi-rs.com.br

– secretaria geral: (51) 99999.1654 – secovi@secovi-rs.com.br

– guias sindicais: cadastro@secovi-rs.com.br

– capacitações: (51) 99999.1623 – unisecovirs@secovi-rs.com.br

– estatística: (51) 99965.1763 – pesquisa@secovi-rs.com.br

Fonte: SMF – Prefeitura de Porto Alegre

06 abr, 23

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