Secovi/RS realiza live para orientar condomínios sobre o Censo 2022

A partir de 1º de agosto será iniciado o Censo Demográfico 2022, que costuma ser realizado de 10 em 10 anos. No entanto, houve dois anos consecutivos de adiamento, por causa das restrições impostas pela pandemia. O Censo é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do país. A intenção é oferecer um retrato da população brasileira e das condições domiciliares. As informações obtidas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões dos governos relacionadas com a alocação de recursos financeiros.

Como nos demais Censos já realizados em outros anos, o Secovi/RS colabora com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para apresentar e orientar os síndicos e profissionais de administradoras sobre o trabalho dos recenseadores. Entre as ações, foi realizada na noite do dia 12 de julho (terça-feira) uma live com representantes do IBGE no Estado. Os especialistas do Instituto Luis Eduardo Azevedo Puchalski, Carolina Rekwaky Lopes e Sônia Regina Zanotto falaram sobre a importância da pesquisa e da segurança do Censo. Informações importantes sobre o tema também estão nos meios de comunicação do Secovi/RS.

Agente

O agente censitário estará identificado com boné, colete e o crachá do IBGE. No crachá, terá a matrícula e um QR Code para remeter diretamente ao site específico para informações sobre a pesquisa, no endereço www.respondendo.ibge.gov.br.  Neste site, também será possível confirmar a identidade do recenseador, que seguirá os protocolos sanitários de segurança contra a covid-19 (uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social).

O IBGE planeja agendar a coleta em dias e pontos comuns específicos (salão de festas, recepção, portaria) para que os moradores possam responder ao questionário – de forma sigilosa.  Caso o recenseador não consiga entrevistar todos os moradores durante o período pré-agendado, será necessário que retorne ao condomínio em dias e horários variados para finalizar sua coleta no local.

Principais orientações:

– O síndico deve orientar os funcionários sobre a realização da operação censitário.

– Antes de liberar a entrada, o funcionário do condomínio deve checar todas as vezes a identificação do recenseador.

– Importante observar que, dependendo do porte do condomínio, poderá ser indicado mais de um recenseador, acompanhado – ou não – de um supervisor.

– Uma vez dentro do condomínio, o síndico pode reservar um espaço, como o salão de festas, para que o recenseador realize as entrevistas com os moradores, que poderão ser feitas inclusive no período noturno, finais de semana e feriados.

 

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse a Cartilha ou ligue para o 0800-7218181.

Confira a live completa no canal do Secovi/RS no Youtube ou na página do Secovi/RS no Facebook.

13 jul, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM