SEÇÃO ESPECIAL: MÊS DE ANIVERSÁRIO DO SECOVI/RS E DA AGADEMI

O depoimento dessa edição é da vice-presidente Manoela de Oliveira Freire. A entrevistada também é sócia-proprietária da Imobiliária Freire. Boa leitura!

 

 

Breve histórico da trajetória da entrevistada:

Minha trajetória no mercado imobiliário teve início quando eu era bem jovem, aos 14 anos, em uma empresa familiar, a Imobiliária Freire.

Sou a caçula da família e passei por todos os setores da empresa, desde a administração de condomínios a locações e vendas. E atualmente faço parte da diretoria juntamente com os meus irmãos, os quais são meus sócios.

Quando completei 17 anos, entrei na Faculdade de Direito, já sabendo que atuaria na área de condomínios, visto que sempre gostei do atendimento a síndicos, condôminos e da participação em assembleias.

Após a conclusão da Faculdade de Direito, realizei uma pós-graduação em Direito Imobiliário, e também obtive o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O que poderia citar como um desafio ou conquista durante sua trajetória profissional?

Durante a minha trajetória profissional foram várias conquistas que me marcaram, mas acredito que a que mais se destacou foi quando mudamos a sede da Imobiliária Freire para a Rua Múcio Teixeira, 129.  Foi um marco profissional muito importante em nossas carreiras onde adquirimos mais espaço com instalações mais modernas, e assim, proporcionando melhores condições para atender nossos clientes.

Uma personalidade que admira no setor imobiliário?

Entre inúmeras personalidades do setor imobiliário que admiro, minha maior admiração está centrada em meus irmãos. Somos uma família muito unida que desde sempre trabalhou com muito esforço para conquistar uma profissionalização na área imobiliária.

Uma liderança no mundo dos negócios?

Uma liderança no mundo dos negócios que me inspira é Walter Elias Disney, conhecido como Walt Disney, por ter sido um grande visionário e principalmente por sua persistência e resiliência perante todas as dificuldades que enfrentou até alcançar o sucesso.

Possui um hobby em especial?

Há um ano descobri a pratica do Yôga, a qual tem me feito muito bem, pois tem como objetivo a evolução pessoal em todos os aspetos da nossa existência e envolve o bem-estar em todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual.

Viagens, algum destino que recomendaria?

Recentemente, realizei a minha primeira viagem pós pandemia e fui conhecer Dubai e Maldivas, foi uma viagem espetacular.  Começamos visitando Dubai que é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos, conhecida pelos shoppings de luxo e pela arquitetura ultramoderna. Tudo por lá é o “melhor ou maior” do mundo. Depois fomos até a capital das Maldivas, Malé, que fica quatro horas de voo de Dubai. Chegando lá pegamos uma lancha até o resort escolhido e nos encantamos pelas praias, pelas lagoas azuis e pelos extensos recifes.

Gostaria de destacar um livro, filme ou música de sua preferência?

Gostaria de destacar um filme estadunidense de 2006, “À Procura da Felicidade”, que trata de uma história de luta e superação baseada em fatos reais.

Se identifica com algum esporte?

Sou torcedora do Grêmio!!!

Sua percepção sobre o momento atual do mercado imobiliário:

O mercado imobiliário sofreu muito com os efeitos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus. Principalmente, nos primeiros meses, onde as incertezas e principalmente o medo, tomavam conta daqueles que pretendiam comprar um imóvel ou investir em ativos do setor imobiliário.

Porém, esse cenário de pessimismo começou a se dissipar, e após dois anos de pandemia, e frente a vários lançamentos imobiliários que estão acontecendo em Porto Alegre, pode-se perceber que o mercado se recuperou rapidamente, retomando a demanda por compra e venda de imóveis.

Quanto ao setor de locações da mesma forma, foi possível sentir a sua retomada. E as medidas adotadas durante o período de pandemia por muitas empresas do setor, como visitas individualizadas, a possibilidade de observar os ambientes internos por meio virtual e contratos digitais, seguem sendo utilizados e facilitam muito o setor de locações.

Uma recomendação para quem está iniciando no segmento imobiliário?

Daria como recomendação, além da constante evolução tecnológica, muita atenção e valorização na escolha de profissionais da equipe, visto que eles são a chave de sucesso para um atendimento cada vez mais especial e que se diferencie dos demais.

O que poderia destacar em relação as Entidades?

O Secovi como uma instituição representativa das imobiliárias e dos condomínios, trabalha muito em prol da defesa dos direitos e dos interesses de seus representados, sempre assessorando nas mais diversas áreas. Inclusive, no período de pandemia, o Secovi foi incansável com a divulgação das notícias e legislações, as quais mudavam quase que diariamente, produziam pareceres aos associados garantindo assim segurança jurídica.

Uma frase ou mensagem final:

“O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe”

Murillo C de Oliveira Margarida

20 jun, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM