CORONAVÍRUS: SAIBA COMO PROTEGER SEU CONDOMÍNIO

O lugar onde moramos e convivemos precisa ser seguro para todos. Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), é necessário tomar algumas medidas de precaução para diminuir o contágio da doença, inclusive dentro dos condomínios. 

A disseminação ocorre de pessoa para pessoa, via gotículas expelidas na respiração ou o contato com pessoas infectadas e superfícies contaminadas. Por isso, evitar a propagação do COVID-19 está, literalmente, nas mãos de todos. Cada condômino é responsável por si e pelos demais moradores e deve ter o cuidado com o uso dos equipamentos e espaços comuns.

Ao mesmo tempo, nos condomínios, é preciso redobrar o zelo com a higienização dos espaços e adotar medidas que visam ao bem-estar de colaboradores e moradores. Abaixo, listamos algumas informações valiosas para manter o ambiente mais saudável:

 

 

Higienização

 

Recomenda-se redobrar os cuidados com áreas e equipamentos de uso comum, como hall de entrada, porteiros eletrônicos, corredores, salão de festas, espaços destinados a atividades físicas e de convivência. A equipe de limpeza deve ter especial atenção na hora de desinfetar maçanetas, teclados, equipamentos de ginástica, brinquedos do playground, entre outros. A adoção do dispenser com álcool em gel perto dos elevadores em andares como garagens e térreo é indicada.

 

 

Reuniões e eventos internos

 

Para evitar aglomerações, a realização de assembleias e reuniões de condomínio deve ser postergada, pelo menos pelas duas próximas semanas. Recomenda-se consultar o Conselho do Condomínio e, se assim for o entendimento, o síndico deve distribuir uma circular com a justificativa para o adiamento.

Caso se opte por realizar a assembleia, o local precisa ser higienizado, bem arejado e oferecer dispositivos de lenços com álcool ou álcool em gel. Condôminos com sintomas, mesmo que não tenham sido diagnosticados com o coronavírus, devem se resguardar. Na ocasião, os demais moradores devem evitar contatos físicos e o compartilhamento de objetos como canetas, celulares, entre outros. 

 

 

Papel do síndico

 

Cabe ao síndico, como responsável pelos interesses dos condôminos, esclarecer a importância dos cuidados que devemos ter nesse momento. É preciso seguir as orientações dos especialistas, bem como é indicado disponibilizar circulares e informativos internos e conversar com a equipe sobre medidas de higiene.

 

As orientações completas do departamento Jurídico do Secovi/RS-Agademi podem ser conferidas neste informe especial

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM