Seção especial: mês de aniversário do Secovi/RS e da Agademi

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA CONHECERMOS UM POUCO MAIS DE QUEM CONSTRUIU A NOSSA HISTÓRIA.

 

 

Breve histórico da trajetória do entrevistado:

Nasci em Porto Alegre em 01 de julho de 1951. Com formação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Fiz o serviço militar no QG do 3º Exército, e posteriormente aos 21 anos fiz o curso de corretor de imóveis e comecei a trabalhar na Barcellos, empresa fundada em setembro de 1966 pelo meu Pai, Léo Barcellos e meu Tio Telmo Barcellos. A empresa foi criada com o objetivo de administrar os imóveis pertencentes a família, imóveis esses que estavam sob administração do Banco Crédito Real. Neste mesmo período, na fundação, vieram a trabalhar junto com eles, o Sr. Jayme dos Santos e Silva e sua esposa Irene Winiemko Silva que se tornaram também sócios da Empresa.  Hoje nossa empresa é administrada por mim, Dra. Raquel Winiemko Silva (filha do Jayme e Irene) e Paulo Ricardo Fernandes que foi nosso funcionário durante muitos anos e pela sua competência e dedicação hoje faz parte também da sociedade. Dentro de um novo modelo de inovação, participamos hoje como um dos mantenedores do Tijolo Innovation Hub, criado pela AnLab Brasil instalado no complexo do Instituto Caldeira. São novas visões, Conexão com o ecossistema dos setores: desenvolver atividades, trocar experiências e criar novas oportunidades de crescimento.

O que poderia citar como um desafio ou conquista durante  sua trajetória profissional?

Nestes 56 anos dentro do mercado imobiliário tivemos muitos desafios, momentos realmente difíceis com Planos Econômicos e trocas de moedas. Neste período a existência da Agademi se tornou de grande importância, pois graças a essa entidade, as reuniões, trocas de experiências e sugestões com os demais empresários do setor conseguimos ultrapassar esses períodos com decisões semelhantes, dando à sociedade uma segurança e credibilidade.

Uma personalidade que admira no setor imobiliário?

Difícil destacar uma só personalidade neste setor, principalmente aqui no nosso Estado, mas cito Armando Simões Pires, Alfredo E. Mello, Avelino Viana (o qual nos tornamos grandes amigos), e fora daqui destaco Sylvio Capanema de Souza, que sempre nos deu sua experiência jurídica em todos os momentos delicados de nossa atividade.

Uma liderança no mundo dos negócios?

Como liderança no mundo dos negócios, hoje destaco Elon Musk, homem de grande visão para o futuro do mundo.

Possui um hobby em especial?

Meu hobby sempre foi a vela. Durante vários anos tive grandes aventuras com meu veleiro “Forasteiro”. Atualmente desfruto de trilhas com veículos 4×4.

Viagens, algum destino que recomendaria?

Cada viagem e cada destino é sempre um novo cartão postal, e hoje fico com a última viagem que fiz há poucos dias para a Serra da Canastra em Minas Gerais, realmente paisagens e cachoeiras fantásticas.

Gostaria de destacar um livro, filme ou música de sua  preferência?

Destaco para leitura o livro “A Organização – A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o Mundo”, de Malu Gasper.

Se identifica com algum esporte?

Como esporte aprecio as provas automobilísticas.

Sua percepção sobre o momento atual do mercado imobiliário?

Hoje, em razão da Pandemia vivemos novos tempos. Tivemos que em pouco espaço de tempo nos atualizar a uma nova realidade. Nas negociações com locações, principalmente na área comercial, diante de uma brusca queda na economia não só no Brasil como de resto do mundo.  Por incrível que pareça, mas estes 2 últimos anos, talvez tenham sidos os mais trabalhosos em nossa vida de empresário, pois, de um lado, o Locador, muitas vezes dependendo única e exclusivamente da renda de seu imóvel, e por outro lado, os locatários que viram em seus negócios uma brutal redução de faturamento. Como entre o mar e o rochedo estávamos nós. No entanto, hoje já se vislumbra, claro que muito nebuloso ainda um equilíbrio nos negócios e na economia. Teremos ainda, alguns anos para nos recompor novamente, mas com gana de trabalho e persistência no que fazemos, creio que superaremos mais uma vez esta estrada hoje pedregosa.

Uma  recomendação  para  quem  está  iniciando no segmento imobiliário?

Lembrem que nessa nossa atividade, tratamos com seres humanos nos dois lados da linha, então temos que ser amigos, as vezes psicólogos, compreensivos e com o poder de agregar. Mas, com vontade e amor pelo que fazemos, certamente nos levará ao sucesso.

O que poderia destacar em relação as Entidades?

As entidades, tanto a Agademi que tive um imenso prazer em dirigir, como o Secovi o qual tenho o orgulho de ter participado de sua fundação, são entidades de extrema importância para o desenvolvimento de nossas atividades. Hoje dirigida pelo competente e também amigo, Moacyr Schukster nos é um porto seguro, e que nos proporciona um rumo, uma bússola para que possamos seguir com segurança. Além de tudo isso, as entidades também nos proporcionam a criarmos novas amizades, conhecer novas pessoas que tem o mesmo objetivo.

Uma frase ou mensagem final:

Finalmente quero parabenizar e agradecer a todos os colaboradores do Secovi/Agademi, pelo excelente trabalho que desenvolvem dentro das entidades.

13 jun, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM