Racionalização ajuda na redução do consumo de água nos condomínios

Um eficiente acompanhamento do gasto diário, o controle de vazamentos, a instalação de temporizadores e arejadores nos pontos de consumo são algumas das ferramentas utilizadas que apoiam a redução do consumo de água nos condomínios. Pensando na importância desse assunto para a sociedade como um todo, reunimos algumas dicas para auxiliar síndicos e moradores nessa tarefa. Confira:

Uso de planilhas

Fazer anotações frequentes permite o acompanhamento diário de consumo de água. No documento, é possível fazer a anotação dos números mostrados pelos medidores a cada 24 horas. Além de monitorar o comportamento do sistema hidráulico, a comparação entre a média diária e a variação em relação ao dia anterior permite a constatação de eventuais excessos de consumo. O acompanhamento alerta, então, para a necessidade de localizar a origem de um vazamento e de buscar soluções para estancá-lo.

Atenção a válvulas e torneiras

A verificação rotineira de válvulas e torneiras de áreas de uso comum, ou a determinação de que alguém a faça, também permite a detecção de desperdícios. Já nas unidades individuais, o ideal é que o assunto seja discutido com os moradores no sentido de permitir vistorias periódicas para constatar ou prevenir eventuais vazamentos.

Investimento em temporizadores e arejadores

Nas torneiras, o sistema pode ser manual, por pressão em vez de registro, ou automático, quando basta a pessoa aproximar as mãos dos sensores instalados na pia. O controle também pode ser usado em chuveiros e lavatórios. Em qualquer situação, é possível controlar o jato de água e o tempo que ele fica liberado a cada acionamento.

Outro tipo de acessório bastante utilizado atualmente são os arejadores, peças que proporcionam o aumento da pressão do fluxo de água. Eles vêm acoplados em alguns tipos de torneiras e, em outras, é possível fazer a adaptação pela aquisição da peça individualmente.

Dicas práticas para redução do consumo de água

  • Ao lavar o carro ou o pátio, use balde em vez de mangueira. Em uma lavagem de carro, em 25 minutos com a torneira aberta, o gasto é de 75 litros de água.
  • Evite lavar a roupa com a torneira sempre aberta. Prefira deixar as peças de molho antes da lavagem.
  • Quando lavar na máquina, junte roupa e utilize a capacidade máxima.
  • Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira para o enxágue.
  • Molhe as plantas e os jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Prefira sempre o regador.
  • Evite banhos longos e desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando. Com o chuveiro aberto durante 15 minutos, o consumo é de 60 litros de água.
  • Feche bem a torneira após o uso. Em 1 minuto, uma torneira aberta gasta 3 litros de água; gotejando, 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia.
  • Ao usar os sanitários, dê descargas curtas e sucessivas, que reduzem o volume da água. Cuide sempre da manutenção da válvula de descarga do seu banheiro.
  • Verifique periodicamente se há vazamentos em sua unidade e procure consertá-los o mais breve possível. O gasto com o conserto será inferior ao desperdício provocado por vazamentos, por menores que sejam.

Gostou do artigo? Para ficar por dentro das informações do mercado imobiliário, acompanhe o blog do Secovi/RS

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM