PREFEITURA DISPONIBILIZA NOVO CANAL DE ATENDIMENTO DA FAZENDA
Para melhor atender os contribuintes remotamente e evitar aglomerações na prefeitura, ajudando a conter o risco de transmissão do coronavírus, está sendo disponibilizado um novo canal de comunicação. O Portal de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) já está disponível em https://servicos.procempa.com.br. O canal receberá solicitações sobre assuntos relacionados aos tributos municipais.
As principais vantagens em relação ao atendimento por e-mails, o qual vai substituir no futuro, é que cada solicitação fica registrada com um número de protocolo, possibilitando o seu acompanhamento, bem como o controle de todas as demandas cadastradas pelo contribuinte no portal. Para a SMF, vai permitir maior controle e agilidade sobre as solicitações recebidas.
O Portal de Atendimento foi originalmente previsto para ser implementado de forma gradual, desde o último janeiro, quando foi disponibilizada a solicitação de averbações de imóveis. O sistema já permite, a partir desta semana, o acesso aos seguintes serviços:
– Solicitação de parcelamento de dívidas;
– Solicitação de balancete de dívidas;
– Solicitação de cadastramento de pessoas;
– Solicitação de guias de ITBI;
– Solicitação de parcelamento de guias de ITBI;
– Solicitação de baixa de empresa no cadastro municipal;
– Solicitações de inscrição e alteração de empresas;
– Solicitação de acesso e de validação de procurações do sistema Nota Legal, entre outros.
O Portal de Atendimento seguirá agregando serviços ao longo do tempo. Os serviços ainda não disponibilizados continuarão a ser atendidos pelo e-mail atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br. Os e-mails cujos serviços requisitados já estão liberados de forma online serão respondidos com orientações sobre o atendimento no novo portal.
Todos os atendimentos estão sendo realizados de forma virtual e por e-mail nos seguintes canais:
Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/
Portal de Atendimento: https://servicos.procempa.com.br
E-mail: atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br
Telefone: 156 – opção 4 ou (51) 3289.0156 – opção 4 para ligações de outras cidades, das 9h às 16h.
Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.
Fonte: SMF – Prefeitura de Porto Alegre