IPTU 2022 de Porto Alegre – Atenção encerra hoje prazo para pagamento com desconto

Encerra hoje (04/01/22) a oportunidade para pagamento  à vista do IPTU 2022 com o desconto de 8% As guias já foram enviadas aos contribuintes pelos correios, mas também podem ser obtidas acessando o site da prefeitura (https://prefeitura.poa.br/iptu), onde é possível retirar nova guia.

Também pode ser pago até 08 de março, em parcela única sem desconto, ou parcelado em até 10 vezes, com primeiro pagamento na mesma data.

O IPTU para 2022 é composto do valor do ano anterior com aplicação da inflação, no percentual de 10,67% (variação do IPCA no mesmo período).

Precaução com os boletos 

Circula nas redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens de que guias do IPTU 2022 da prefeitura de Porto Alegre podem conter informações incorretas para pagamento, sugerindo ser golpe.

As guias com todas as informações corretas para pagamento, com vencimento para dia 04/01/22, podem ser conferidas acessando o site da prefeitura, onde é possível retirar nova guia para pagar.

Logo, para não ser vítima, orientamos que os contribuintes analisem com cautelas os boletos que receberem em casa, e que adotem algumas precauções antes do pagamento, como:

– Comparar os dados do imóvel com os dos boletos recebidos em anos anteriores, para verificar se as informações e os valores estão condizentes;

– Confirmar qual o valor exato a ser pago, que pode ser verificado acessando https://prefeitura.poa.br/iptu_guia_pagamento

 

IPTU 2022 – Condições de pagamento

– Pagamento à vista com desconto de 8%: vencimento em 04 de janeiro de 2022;

– Pagamento em parcela única sem desconto: vencimento em 08 de março de 2022;

– Pagamento parcelado: em 10 vezes, sem juros, e a primeira parcela deve ser paga até o dia 08 de março. As guias serão enviadas mensalmente para o endereço cadastrado.  

Atenção: Se a primeira parcela do parcelamento não for paga até o dia 08 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros.

As guias também já estão disponíveis no site https://prefeitura.poa.br/iptu 

A prefeitura também disponibiliza o aplicativo 156+POA, maneira acessível, rápida e prática de solucionar problemas diários da cidade, e obter informações e guias do IPTU.

Inscrição, Multas e Juros

Atraso no pagamento do IPTU pode resultar em multas e juros, e ainda, na sua inscrição em dívida ativa e apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito.

Até o mês de vencimento, a multa de mora será de 2%. Após o mês de vencimento será de 10% de multa de mora mais pelo menos 1% por mês de atraso.

 

Dívidas de IPTU

Dívidas de IPTU anteriores podem ser pagas à vista. O valor é atualizado mensalmente, por isso a data de vencimento sempre é no último dia útil do mês. Para imprimir a guia da(s) dívidas(s) que deseja pagar acesse: https://siat.procempa.com.br/siat/DatParcelamentoGuiaRecolhimentoIPTU_Internet.do 

Para o pagamento parcelado, faça uma simulação de suas dívidas, com envio mensal das guias por email: https://parcelamento.procempa.com.br/parcelamento-online 

 

Como pagar seu IPTU 

Cartão de crédito: Pague à vista ou em até 12x  https://parcelamento.procempa.com.br/parcelamento-online 

Bancos (online ou presencial)

Banco do Brasil,  Banco Original, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú, Santander e Sicredi.

Casas lotéricas – Apenas para guias de até R$2.000. O limite é por documento, não por contribuinte.

 

SECOVI/RS-AGADEMI

As entidades informam que o atendimento em janeiro e fevereiro será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (51) 3221.3700.

Permanecemos disponíveis para orientações através dos fones e  e-mails:

– Orientações Jurídicas: (51) 99977.5578 ou (51) 99962.6753 –

e-mail: juridico@secovi-rs.com.br

(Para representados e associados em dia com as contribuições)

– Gerência: (51) 99999.1648 – e-mail: gerencia@secovi-rs.com.br

– Secretaria Geral/Guias Sindicais: (51)99999.1654

e-mails: secovi@secovi-rs.com.br ou cadastro@secovi-rs.com.br

– Capacitações: (51) 99999.1623 – e-mail: unisecovirs@secovi-rs.com.br

– Estatística: (51) 99965.1763 – e-mail: pesquisa@secovi-rs.com.br

 

Texto: Jurídico SECOVI/RS

Fonte: SMF – Prefeitura de Porto Alegre

04 jan, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM