Boas fotos estimulam interesse dos clientes em imóveis

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, no setor imobiliário, ela pode até definir o interesse de quem procura imóveis. E o contrário também é verdadeiro. Fotos ruins, que não destacam o ambiente, são capazes de desestimular o cliente a buscar mais informações. Com grande parte dos processos de venda e locação iniciando a partir de uma primeira pesquisa via internet, fotografias que priorizam uma boa iluminação, organização, enquadramento e foco são muito importantes.

É no que acredita Diego Ramos, especialista em soluções fotográficas para o mercado imobiliário. “A foto comunica e transmite uma sensação para quem está buscando imóvel. Vendo as imagens, o internauta decide se irá visitá-lo ou não. Podemos dizer que o negócio inicia ou termina pelas fotografias e sem a presença do corretor”, avalia.

Quem concorda com essa realidade é o fotógrafo Amauri Fausto. Para ele, “os sites e a qualidade das fotografias neles contidos são, hoje, a principal forma de contato e escolha do imóvel. Quem tira a foto deve ter a sensibilidade de saber o que é relevante e levar em conta quem vai ver a imagem para que a pessoa consiga entender o imóvel da fachada ao interior”.

Detalhes simples, outras percepções

Alguns erros comuns de fotografia jogam contra a aparência do imóvel no anúncio. Mostrar ambientes escuros demais e partes limitadas, como a quina da parede ou apenas um pedaço da janela fechada, são os principais deles. A falta de cuidado na hora de clicar pode exibir até mesmo um retrato acidental de quem tira a foto, refletido no espelho. Contudo, todos esses pontos podem ser evitados, se a pessoa tiver em mente que ela deve se posicionar em um ângulo que favoreça cada tipo de ambiente.

A iluminação é outro ponto importante. Para dar a impressão de amplitude no ambiente, é fundamental que as peças estejam bem iluminadas. Fotografar de dia, com as janelas abertas e, quando possível, com as luzes acesas, é fundamental. “Peças escuras transmitem uma ideia de ‘casa velha’. Quanto mais bem iluminada for a peça, mais atrativa será”, garante Ramos. Usar o flash da câmera, principalmente nas compactas, não é recomendado pelo especialista, pois atrapalha o foco e não ilumina suficientemente. Ajustar os recursos ISO e EV (exposição de luz) da câmera são opções para se ter um melhor efeito.

Para produzir boas imagens:

  • Leve em consideração a organização das peças, iluminação, enquadramento e foco;
  • Fotografe sempre de dia;
  • Abra as janelas e acenda as luzes;
  • Evite o horário de sol “a pino” do meio-dia para as fotos de fachada;
  • Posicione-se em um ângulo que favoreça a peça.

Com atenção a detalhes simples, é possível garantir melhores imagens e anúncios. E para acompanhar as informações do mercado imobiliário, continue acompanhando o nosso blog.

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM