Aumento de procura de imóveis para investimento

A procura por imóveis para investimento tem aumentado significativamente nos últimos meses. Para quem estranha a situação em um momento de crise, a resposta é simples. O mercado imobiliário está saindo mais do que fortalecido da pandemia do coronavírus. Mas este não é, nem de longe, o único motivo.

Imóveis para investimento sempre foram um negócio sólido e lucrativo. Aliás, a estabilidade do mercado nesse sentido não é nenhuma novidade para o corretor. Em qualquer época, mesmo com uma certa flutuação na busca, há sempre excelentes oportunidades.

A questão é que nem sempre que procura um investimento seguro consegue enxergá-las de primeira mão. Cabe ao corretor mostrar ao seu cliente por que os imóveis para investimento são uma ótima escolha, principalmente no momento atual.

Afinal, nem todo investidor é experiente ou está a par das condições reais do mercado. Muitas pessoas estão ingressando agora na atividade, estão apenas buscando uma forma de proteger seu capital ou ficam inseguras por conta da pandemia.

Procura por imóveis para investimento dobrou em dois anos

O primeiro passo, portanto, é entender por que a procura de imóveis para investimento aumentou tanto. O corretor deve saber aproveitar essa maré extraordinariamente favorável para incrementar os negócios da sua imobiliária.

De uma forma geral, o mercado de investimento brasileiro sempre foi conservador, com maior foco nos rendimentos de renda fixa.

Só que com a Taxa Selic fixada em 2%, influenciando diretamente o rendimento de ativos tradicionais como poupança, fundos DI e Tesouro Direto, os investidores estão migrando para o mercado imobiliário.

Assim, os imóveis para investimento se tornaram um negócio muito mais seguro do que a Bolsa da Valores, por exemplo. Dessa forma, quem tem dinheiro para investir pode ter um rendimento de 0,5% a 1% do valor investido através do aluguel. Esse percentual é maior do que a maioria absoluta das aplicações atuais.

Para se ter uma ideia, em várias imobiliárias de São Paulo a procura por imóveis para investimento já é duas vezes maior do que há dois anos.

Conheça os tipos de investidores

Por outro lado, dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) também confirmam esse aumento.

De acordo com eles, o terceiro semestre de 2020 registrou um aumento de 23,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado do ano até setembro, o comércio de imóveis cresceu 57,5% em relação a 2019.

Grande parte desse movimento corresponde à busca por imóveis para investimento. Na Apê11, por exemplo, só entre setembro e outubro houve um aumento de 115% na busca feita por investidores, representando quase 40% de todas as procuras realizadas na plataforma.

Entretanto, para ter um direcionamento de ofertas mais assertivo é importante que o corretor identifique os tipos de investidores .

Basicamente, há dois tipos de pessoas que buscam imóveis para investimento. Aquelas que optam pelo imóvel na planta e os que querem a construção pronta.

Geralmente nesse segundo tipo se encontram os investidores mais experientes. São pessoas que apostam em imóveis usados, antigos ou depreciados e que veem boas oportunidades na reforma de valorização.

Contudo, a maioria dos investidores é do primeiro tipo. Cerca de 70% deles preferem não arriscar com os custos – e, muitas vezes, surpresas – de uma reforma.

Além disso, com o imóvel na planta é possível fazer uma previsão mais ajustada do gasto mensal. Dessa forma, a opção acaba sendo mais indicada para quem está começando a entrar no mundo do investimento imobiliário.

Facilidades tecnológicas também contribuem para aumento da procura

A baixa histórica da Taxa Selic impulsiona a demanda, mas as vendas de imóveis para investimento têm também outro incentivo. As facilidades tecnológicas tornaram o caminho menos burocrático, mais rápido e seguro, e menos oneroso.

Hoje as opções virtuais de visitas e vistorias, assim como a assinatura digital do contrato e o serviço online para registro de imóveis impulsionam os negócios. As facilidades de locação online também incentivam a busca de imóveis para investimento.

Afinal, há basicamente duas formas de lucrar com os imóveis para investimento. Uma delas é mais imediata e robusta, que é a venda imediata do imóvel após sua valorização. Essa pode ocorrer por conta de uma reforma ou pelo próprio movimento do mercado.

A outra é o lucro distribuído a longo prazo, pelo aluguel do imóvel para investimento. Nesse perfil, as unidades que mais têm se mostrado lucrativas são as de dois quartos, que atendem bem a uma ampla fatia do mercado.

Por outro lado, quanto mais rápido alugar, mais rapidamente também o imóvel para investimento começará a dar retorno. E nunca foi tão rápido alugar quanto por uma imobiliária digital.

Perfil do imóvel para investimento deve acompanhar mudanças da sociedade

Mas o corretor deve ficar atento também a algumas mudanças de comportamento. Com a pandemia, a busca por imóveis pequenos diminuiu, mesmo entre as famílias menores ou pessoas sozinhas.

Hoje há um desejo maior por imóveis mais amplos, onde seja possível ter um home office ou receber alguém para compartilhar o isolamento social, por exemplo.

Varandas estão mais valorizadas, assim como as áreas gourmet e espaços privativos a céu aberto. A pandemia mudou o relacionamento com o lar, onde hoje se procura ter mais qualidade de vida.

Isso faz com que a oferta de imóveis para investimento também mude. As próprias construtoras, aliás, já estão ampliando suas plantas novas em cerca de 10 metros.

Assim, o corretor deve ficar atento a essas dicas e incorporar elementos da tecnologia ao dia a dia da sua imobiliária, de forma a aumentar suas chances de vendas e conseguir um bom lucro através dos imóveis para investimento.

Fonte: Papo Imobiliário (Excertos)

08 abr, 21

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM