SOFISTICAÇÃO E EXCLUSIVIDADE SUSTENTAM VENDAS NO ALTO PADRÃO

A máxima do setor imobiliário de que o valor real de um imóvel não se limita a seu preço de mercado, mas à plena satisfação de um desejo, está mais uma vez comprovada. É o que demonstram vários índices de desempenho da construção civil no segmento residencial de alto luxo, o mais recente deles, o Indicador Abrainc-Fipe. O estudo apontou que, nos três primeiros meses deste ano, o volume de imóveis vendidos no país dobrou em relação ao mesmo período do ano passado: passou de 4.571 para 9.553 unidades de médio e alto padrão, o que equivale a um crescimento de 109%.

No quesito lançamentos, os números do primeiro trimestre de 2022 mantêm a curva de expansão, com aumento de 35,6% em comparação a igual período do ano passado: 10.013 novas unidades dentro da classificação médio e alto padrão. Mais especificamente no segmento de luxo e alto luxo. Pesquisa da consultoria Brain Inteligência Estratégica, realizada em janeiro e fevereiro, já havia confirmado a tendência de crescimento no volume de lançamentos, com uma taxa de 14% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.

Para o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, a excelente performance do setor, a despeito da conjuntura adversa (taxa de juros elevada e altos índices de inflação), deve-se ao caráter de proteção financeira proporcionada pela compra de um bem imóvel. “O brasileiro vê a compra do imóvel como uma forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como de obter ganhos reais no longo prazo”, afirma.

Segundo França, em razão da valorização maior, o mercado imobiliário voltou à preferência dos investidores em detrimento até mesmo das aplicações financeiras tradicionais. E, para reforçar sua tese, ele cita outra pesquisa recente da Brain, realizada em parceria com a Abrainc, na qual 34% dos entrevistados revelaram a intenção de comprar imóveis nos próximos 12 meses.

 

Fonte: Valor Econômico

Foto: Divulgação

20 jun, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM