SISTEMA 3AS – GOVERNO ESTADUAL EMITE O 1º AVISO DE 2022 A TODAS REGIÕES COVID

O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Crise e o Grupo de Trabalho (GT) Saúde emitiram Avisos a todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul na manhã da última terça-feira (4/1/22), durante reunião comandada pelo Governador Eduardo Leite.

A motivação para os Avisos emitidos se devem ao fato de que dados recentes da Secretaria da Saúde do Estado (SES) apontam para um aumento de casos confirmados nos últimos dias, tendo saltado de uma média diária de 5,7 a cada 1 milhão de habitantes em 26 de dezembro de 2021 para 75,9 em 3 de janeiro de 2022.

O Gabinete de Crise considera necessário redobrar os cuidados de prevenção da Covid-19, ou seja, etiqueta sanitária, distanciamento social e cumprimento dos protocolos, uma vez que o período de veraneio e de férias proporciona maior circulação de pessoas entre as diversas regiões do Estado, para fora do Estado e do país, além de fluxo inverso para o Rio Grande do Sul.

A seguir, ressaltamos os protocolos indicados pelo Governo do Estado para o momento, para adoção de toda sociedade gaúcha, inclusive em condomínios e no interior dos estabelecimentos comerciais (https://sistema3as.rs.gov.br/protocolos): 

PROTOCOLOS OBRIGATÓRIOS 

– Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas. USO OBRIGATÓRIO, conforme a Lei Federal nº 14.019/2020;

– Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos;

 Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e familiares com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa;

– Exigir comprovante vacinal antes da entrada e para permanência do público e dos trabalhadores em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração*.

(*) ATIVIDADES: competições esportivas eventos de entretenimento, casas noturnas, cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculo, casas de shows e similares, feiras, exposições, convenções e congressos corporativos, parques de diversão, temáticos, aquáticos e de aventura, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos.

PROTOCOLOS RECOMENDADOS 

– Manter uma distância segura de no mínimo 1 metro (um braço estendido) em relação a outras pessoas que não fazem parte do seu convívio diário;

 Completar a vacinação, tomando a primeira e a segunda doses, bem como dose de reforço quando estiver no seu prazo;

– Dar preferência à realização de atividades em locais abertos ou garantir a renovação natural do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar;

– Solicitar a apresentação de comprovante vacinal antes da entrada e para permanência do público e dos trabalhadores;

  Fazer teste para Covid-19 antes* da participação em atividades com maior aglomeração de pessoas e apresentar o comprovante negativo** ao ingressar no local.

* O ideal é que o teste seja realizado o mais próximo possível da atividade ou evento em que seja obrigatório, no máximo nas 72 horas anteriores.

** O comprovante negativo a ser apresentado deve ser o de um teste antígeno para Covid com coleta de swab nasal, que pode ser tanto com teste rápido de antígeno (várias marcas disponíveis e certificadas no mercado, incluindo farmácias) ou por exame para Covid-19 por RT-PCR (disponível em laboratórios e hospitais, por exemplo).

 

SECOVI/RS-AGADEMI

As entidades informam que o atendimento em janeiro e fevereiro será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (51) 3221.3700.

Permanecemos disponíveis para orientações através dos fones e  e-mails:

– Orientações Jurídicas: (51) 99977.5578 ou (51) 99962.6753 – e-mail: juridico@secovi-rs.com.br

(Para representados e associados em dia com as contribuições)

– Gerência: (51) 99999.1648 – e-mail: gerencia@secovi-rs.com.br

– Secretaria Geral/Guias Sindicais: (51)99999.1654

e-mails: secovi@secovi-rs.com.br ou cadastro@secovi-rs.com.br

– Capacitações: (51) 99999.1623 – e-mail: unisecovirs@secovi-rs.com.br

– Estatística: (51) 99965.1763 – e-mail: pesquisa@secovi-rs.com.br

 

Texto: Jurídico SECOVI/RS

Fonte: Fecomércio-RS

06 jan, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM