SEÇÃO ESPECIAL: CONHECENDO NOSSA GENTE

CONTEÚDO PRODUZIDO PARA CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE NOSSOS DIRIGENTES. NESTA EDIÇÃO, DEPOIMENTO DA DIRETORA SUPLENTE DO SECOVI/RS-AGADEMI, LUCIANE VILLAS BOAS PESSATO, DA PESSATO NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS.

 

 

Breve histórico da trajetória da entrevistada:

Meu pai, Romeu Paulo Pessato, economista, veio para Gravataí em 1960 onde iniciou sua trajetória profissional. Ele iniciou sua carreira na área de incorporação imobiliária desenvolvendo e executando loteamentos na Planic Imóveis Ltda., nome da sua empresa. Vários loteamentos da cidade foram realizados por ele. Em 1984, seu amigo Werner Ducati, advogado, entra na sociedade, passando a empresa ser chamada de Pessato Negócios Imobiliários Ltda. e agregando as áreas de locação, administração de condomínios, compra e venda e seguros.

Em 1987, no dia da minha formatura de Direito, saindo da colação de Grau da PUC RS, meu pai (Romeu Pessato) fundador da Pessato Negócios Imobiliários Ltda. e seu sócio Werner Ducati, me convidam para fazer parte da Empresa e atuar no setor jurídico da mesma. Confesso que a primeira resposta foi NÃO, nunca pensei nesta possibilidade. Pois bem, pedido de pai é mais forte do que qualquer coisa e 6 meses depois aceitei o convite.

Em janeiro de 1988 iniciei minha trajetória na empresa.

Passei por todos os setores da mesma. Meu pai dizia, vais ter que conhecer tudo o que acontece por aqui, pois só assim poderás ser minha sucessora. Daqui para frente só ficarás se mereceres! Mais uma vez desafio aceito e trilhei por todos os setores. Olha que não é fácil saber lidar com proprietários, locatários, condôminos, compradores, vendedores, segurados, seguradoras, empresas, empresários, colaboradores, corretores etccccc, ufaaa, uma infinidade de gente e setores na qual temos que lidar 365 dias por ano.

O que poderia citar como um desafio ou conquista durante sua trajetória profissional?

Meu maior desafio foi aceitar o convite, pois não tinha a menor intenção de trabalhar na empresa e ter meu pai como meu chefe, diretor, pois queria seguir outros rumos, na verdade minha intenção era de seguir a carreira na magistratura, eu imaginava isso para minha vida ser juíza de direito e meu irmão ser o sucessor da empresa.

Porém a vida não acontece da forma como se pensa ou idealiza e, infelizmente, meu irmão faleceu e me senti na obrigação de ajudar meu pai e aceitar o convite.

Minha maior conquista foi entender que mesmo não tendo planejado em trabalhar na área   imobiliária, numa imobiliária, eu consegui ajudar a desenvolver uma empresa sólida, forte, atuante e com muita credibilidade. Uma empresa que cresce e inova a cada ano de sua existência. Todos os exemplos deixados por meu pai e seu sócio, pois ambos já não atuam mais na empresa, são seguidos à risca por mim e minha colega, também diretora da empresa, Bruna Ducati.

Uma personalidade que admira no setor imobiliário?

Com certeza meu pai foi, para mim, um líder na sua época junto ao setor imobiliário. Ele chegou em Gravataí nos anos 60 e trouxe desenvolvimento para a cidade. Ele era um empreendedor e com uma visão de negócios como poucos tinham na cidade. Ele desenvolveu e executou vários loteamentos. Na época Gravataí era denominada cidade dormitório e aquilo o incomodava. Ele queria que a cidade tivesse empresas para que a mão de obra fosse daqui e que não tirassem da cidade. Desta forma ele fazia os loteamentos, mas já convidava grandes empresas e escolas para virem para a cidade, assim, a comunidade da cidade já teria seu emprego sem sair de Gravataí. Foi ele quem trouxe a Icotron, a Pireli a escola Fundação Bradesco como tantas outras.

Uma liderança no mundo dos negócios?

Existem vários líderes no mundo dos negócios. Poderia enumerar vários, mas alguns, no meu ponto de vista me encantam pois pensam no próximo, fazendo doações de parte das suas fortunas à entidades e as pessoas como forma de agradecimento às oportunidades que tiveram, tais como Bill Gates e Warren Buffet, dois americanos.

Aqui no Brasil tem um, na verdade tivemos, pois já se encontra aposentado, que foi uma liderança no mundo dos negócios e que também é da área imobiliária o Sr. Elie Horn, fundador da Cyrella. Atualmente seus filhos são seus sucessores. Eu tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e ouvi-lo num evento que se chama Conecta Imóveis. O Sr. Horn foi um dos palestrantes e sua participação foi extremamente gratificante e tocante para as quase 2.000 pessoas que ali se encontravam. Sua vida foi de muita luta. Nascido na Síria e criado até os 10 anos no Líbano onde a família e os negócios faliram, mudaram-se para o Brasil. De vendedor de goma-laca, passou a vender imóveis até fundar com seu irmão a Cyrella. Fez um império e atualmente se dedica com afinco à filantropia. Sua inspiração foi seu pai que lhe ensinou uma das lições mais valiosas de sua vida ao doar tudo o que tinha quando morreu. Elie Horn foi o primeiro brasileiro a aderir ao Giving Piegde e já se comprometeu em doar 60% de toda a sua fortuna. Que exemplo de empreendedor, líder no mundo dos negócios, mas nunca esquecendo de ser bondoso, generoso.

Possui um hobby em especial?

Dizer que tenho somente um hobby em especial é bem complicado, mas os que mais gosto são aqueles encontros com minha família e amigos para degustar um prato delicioso acompanhado de um bom vinho, ir para a praia e sentir a brisa do mar, praticar esportes, viajar e ver filmes, preferencialmente no cinema.

Viagens, algum destino que recomendaria?

Viajar é uma das coisas que adoro fazer. Conhecer cidades, países, novas culturas é algo que me encanta.

Uma das viagens que me fascinou foi para a Austrália. A Austrália é um país incrível, tanto no seu aspecto de natureza, que é exuberante, como na parte da sua cultura. O povo é alegre, feliz, atencioso, extremamente educado. Por ser um país extremamente desenvolvido tudo funciona. Cidades limpas, segurança ímpar, um país que com certeza em moraria

Gostaria de destacar um livro, filme ou música de sua preferência?

Confesso que os livros que já li, há muito tempo atrás, foram os que mais me marcaram, tais como, Pequeno Príncipe de Antoine Saint- Exupéry, Capitães de Areia de Jorge Amado, o Caçador de pipas, de Khaled Hosseini e SAPIENS, uma breve história da humanidade, de Yuval Harari.

Atualmente gosto muito de ouvir uma música que tem uma letra linda do compositor e cantor Felipe Duran, Viva a vida!  A mensagem é de viver a vida da melhor forma e ser feliz! A regra para isso é simples, não magoar, perdoar, amar ao próximo… é linda demais.

Um filme que adorei e que tem uma mensagem linda foi o Milagre da Cela 7. Vale a pena assistir.

Se identifica com algum esporte?

Esporte é uma atividade que me fascina, tanto é que também fiz faculdade de Educação Física. Eu estudava no turno da manhã na PUC fazendo Direito e à noite no Instituto Porto Alegre, o IPA, fazendo a faculdade de Educação Física. Ao me formar em Educação Física, já fui convidada a dar aulas no IPA, como professora de natação e na Escola Santa Rosa de Lima, dando aula do maternal ao Ensino Médio. Esta experiência durou 5 anos, até me decidir pela advocacia, na Pessato.

Gosto de todo o tipo de esporte, tanto de praticar como ver na tv e ao vivo. Já tive a oportunidade de participar do Pan-americano em 2007 e das Olimpíadas em 2016, ambas aqui no Brasil.

Atualmente sou praticante assídua há mais de 20 anos de tênis. Jogo praticamente 3 dias na semana. Gosto tanto que já fui em alguns Grand Slam internacionais bem como também participei de torneios do ITF, mesmo sendo “amadora” e não trazendo medalhas para casa. Como diz o ditado: o importante não é ganhar e sim jogar.

Sua percepção sobre o momento atual do mercado imobiliário?

O mercado imobiliário nos anos de 2020 e 2021, período que, infelizmente tivemos uma catástrofe na área da saúde (pandemia), de uma certa forma alavancou recordes incríveis na área da compra e venda. Através de uma tragédia mundial, aqui no Brasil, a demanda das imobiliárias estava de vento em popa. As pessoas queriam adquirir imóveis maiores, com espaços maiores, com mais dormitórios, que pudessem se transformar em escritório, num local mais afastado dos centros urbanos, ou seja, uma mudança de comportamento nas pessoas tendo em vista estarem trabalhando em home office. Foi um momento triste, porém próspero na área imobiliária. As pessoas passaram a valorizar mais o lar e, consequentemente a investir em imóvel.

Atualmente e, graças à Deus, a pandemia está nos dando trégua e a vida está voltando a normalidade.

O ano de 2022 começou bem, mas também é um ano diferente de 2021 se considerarmos os aspectos econômicos e políticos.

Sobre o ponto de vista econômico temos que considerar a taxa Selic em 13,25% ao ano e uma inflação acima de 10%. Desta forma há um aumento no preço dos imóveis, porém os bancos estão criando novas linhas de financiamento para atender os mais diversificados perfis de clientes.

O mercado imobiliário segue sendo um protagonista no processo da economia brasileira.  A população ainda percebe que adquirir um imóvel é uma ótima forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como obter ganhos reais a longo prazo. Compradores e investidores ainda acham melhor adquirir um imóvel do que aplicar nas financeiras tradicionais. Investir em imóvel significa segurança, rentabilidade, patrimônio!

Considerando que estamos num ano de eleição, acredito que teremos uma mudança daqui até as eleições e, quem sabe uma pequena queda nas aquisições, pois a população fica mais receosa com as mudanças que podem ocorrer, principalmente as relacionadas a tributos e legislação. Por isso, é natural que muitos consumidores, nesses momentos complexos, hesitem antes de fechar negócios.

Uma recomendação para quem está iniciando no segmento imobiliário?

Recomendaria quem está iniciando no segmento imobiliário que tenha, principalmente, muito conhecimento, dedicação, amor ao que está fazendo e um capital de giro garantido para um período que poderá, no início, ter alguma dificuldade financeira. Que se atualize sempre, que faça parte de entidades, de associações e sindicatos na área para ter assessoramentos que lhe ajudem nas dificuldades que possa vir a ter. Que tenha sempre muito respeito e educação para com seus clientes e trabalhar sempre com muita honestidade. Aí sim terá um futuro longo em sua carreira.

O que poderia destacar em relação as Entidades?

As entidades nos dão os suportes necessários para que possamos estar sempre atualizados e amparados. Elas representam as “nossas empresas” nas negociações coletivas de trabalho, acompanham projetos de lei em tramitação nas esferas municipal, estadual e federal, estão sempre estudando e trabalhando para o desenvolvimento do setor imobiliário, fortalecem nossa categoria de forma exemplar e tem uma forte atuação política na representação dos interesses das categorias nossos interesses

 

Uma frase ou mensagem final. 

Uma frase: Não sou melhor que ninguém, mas procuro ser melhor que eu mesma a cada dia.

E minha mensagem final tendo em vista minha trajetória profissional até aqui:  A vida é uma caixinha de surpresas com vários caminhos. Você até pode não escolher um dos caminhos num primeiro momento, mas depois que escolher faça de tudo para que este caminho seja o melhor que você escolheu. Foi assim que aconteceu comigo. Num primeiro momento eu não tinha escolhido trabalhar nesta área, mas o destino me levou a tal e deste segundo caminho que o destino me ofereceu eu fiz e faço o meu melhor a cada dia. Claro que com a ajuda de muitas pessoas como meu pai, minha mãe (extremamente importante na minha vida), minha irmã, meu marido, minhas filhas que me dão suporte familiar para eu poder me dedicar profissionalmente à empresa. Dedico também, ao meu amigo Werner Ducati que foi sócio da Pessato (in memoriam) na qual muito me ajudou e, atualmente, sua filha e, também sucessora da empresa, minha sócia Bruna Ducati, bem como todos os colaboradores, colegas e amigos da Pessato Negócios Imobiliários Ltda. Vejo que, aos meus 60 anos de idade, ainda terei uma longa caminhada na empresa. Não que não possa já me aposentar ou me ausentar por achar que já contribuí até aqui, mas pelo fato de amar trabalhar no que faço e amar trabalhar com as pessoas com quem trabalho sabendo que posso ainda ajudar muitas pessoas na área profissional que escolhi seguir.

 

07 ago, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM