NOVO AVISO PARA TODAS AS 21 REGIÕES COVID NO ESTADO

Diante do cenário de aumento de internações e do índice de casos registrados de Covid-19 em todo o Estado, o Governo emitiu novo Aviso as 21 regiões Covid, com base nos indicadores do Sistema 3AS de Monitoramento, com o qual o Governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Visando conter o avanço da transmissão do Coronavírus o Gabinete de Crise já tem programado reuniões com as regiões, como passo prévio à possível emissão de Alerta. O objetivo do encontro é apresentar dados atuais da pandemia, ouvir e entender as necessidades de cada região, para que ocorram os devidos encaminhamentos.

Os dados apontam que nos últimos sete dias a média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul cresceu mais de quatro vezes, passando de 62,2 para 278,8. Há também um aumento de internados em leitos clínicos, ainda que em menor proporção do que o crescimento de casos confirmados. Atualmente, há 591 leitos clínicos ocupados por pacientes com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19; em 02 de janeiro, eram 297.

Esses casos impactam na vida das pessoas, na rotina dos condomínios e nas atividades das empresas imobiliárias, seja pelo fato de ausência das pessoas ou até mesmo surtos a paralisar atividades.

Diante deste cenário, alertamos condomínios e as empresas imobiliárias a orientar e redobrar os cuidados de prevenção da Covid-19, com a etiqueta sanitária, que consiste no uso de máscara, distanciamento social e cumprimento dos protocolos.

A seguir, ressaltamos os protocolos indicados pelo Governo do Estado para o momento, para adoção de toda sociedade gaúcha, inclusive em condomínios e no interior dos estabelecimentos comerciais (https://sistema3as.rs.gov.br/protocolos):

PROTOCOLOS OBRIGATÓRIOS

– Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas. USO OBRIGATÓRIO, conforme a Lei Federal nº 14.019/2020;

– Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos;

– Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e familiares com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa;

– Exigir comprovante vacinal antes da entrada e para permanência do público e dos trabalhadores em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração*.

(*) ATIVIDADES: Competições esportivas eventos de entretenimento; casas noturnas; cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculo, casas de shows e similares; feiras, exposições, convenções e congressos corporativos; parques de diversão, temáticos, aquáticos e de aventura, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos.

PROTOCOLOS RECOMENDADOS

– Manter uma distância segura de no mínimo 1 metro (um braço estendido) em relação a outras pessoas que não fazem parte do seu convívio diário;

– Completar a vacinação, tomando a primeira e a segunda dose, bem como dose de reforço quando estiver no seu prazo;

– Dar preferência à realização de atividades em locais abertos ou garantir a renovação natural do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar;

– Solicitar a apresentação de comprovante vacinal antes da entrada e para permanência do público e dos trabalhadores;

– Fazer teste para Covid-19 antes* da participação em atividades com maior aglomeração de pessoas e apresentar o comprovante negativo** ao ingressar no local.

* O ideal é que o teste seja realizado o mais próximo possível da atividade ou evento em que seja obrigatório, no máximo nas 72 horas anteriores.

** O comprovante negativo a ser apresentado deve ser o de um teste antígeno para Covid-19 com coleta de swab nasal, que pode ser tanto com teste rápido de antígeno (várias marcas disponíveis e certificadas no mercado, incluindo farmácias) ou por exame para Covid-19 por RT-PCR (disponível em laboratórios e hospitais, por exemplo).

SECOVI/RS-AGADEMI

As entidades informam que o atendimento em janeiro e fevereiro será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (51) 3221.3700.

Permanecemos disponíveis para orientações através dos fones e e-mails:

– Orientações Jurídicas: (51) 99977.5578 ou (51) 99962.6753 – e-mail: juridico@secovi-rs.com.br

– Gerência: (51) 99999.1648 – e-mail: gerencia@secovi-rs.com.br

– Secretaria Geral/Guias Sindicais: (51) 99999.1654

e-mails: secovi@secovi-rs.com.br ou cadastro@secovi-rs.com.br

– Capacitações: (51) 99999.1623 – e-mail: unisecovirs@secovi-rs.com.br

– Estatística: (51) 99965.1763 – e-mail: pesquisa@secovi-rs.com.br

Texto: Jurídico SECOVI/RS

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

12 jan, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM