Impacto nas locações chegou a 70%, diz pesquisa do Secovi-RS

Ao longo de 2020, o Secovi-RS realizou três levantamentos para monitorar o impacto da pandemia nos negócios imobiliários. Nesse estudos – com edições em março/abril, julho, e outra em outubro/novembro-, se comprovou a diminuição de contratos de novas locações comerciais em todos os período. Esse impacto foi de 29% (1ª edição da pesquisa), 32% (2ª edição) e 70% (3ª dição).

As amostragens também comprovaram a grande demanda por pedidos de negociação de aluguéis, com alterações tanto em prazos, quanto em valores e índices. Os descontos nos valores gerais de aluguéis (comerciais e residenciais) variaram entre 97% na primeira pesquisa e 100% nas duas etapas seguintes.

Apesar desse esforço das imobiliárias, entre 61% (1ª edição da pesquisa), 81% (2ª edição) e 88% (3ª edição) das empresas participantes registraram cancelamentos de contratos de locação por conta da pandemia. Além disso, a inadimplência registrada nos imóveis comerciais aumentou entre 71% (1ª edição da pesquisa), 73% (2ª edição) e 78% (3ª edição) nos períodos pesquisados no ano passado. Para o presidente do Sindicato da Habitação(Secovi-RS), Moacyr Schukster, a expectativa é de uma melhora, porque vários indicadores mostram uma tendência de recuperação da economia. “Voltando o dinamismo à economia em geral, as locações acompanharão o ritmo”, enfatiza.

 

 

Schukster aposta em retomada com o

dinamismo da economia

 

 

 

JONATHAN HECKLER/ARQUIVO/JC

 

Fonte: Jornalista Fernanda Crancio/Jornal do Comércio

04 jun, 21

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM