Dia Mundial da Higienização das Mãos (05/05): além da Covid-19, hábito ajuda a prevenir diversas doenças

No último ano, um ato simples acabou virando uma das maiores armas contra a Covid-19. A higienização das mãos, que se tornou um hábito obrigatório no cotidiano, pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para reforçar a importância desta prática, o Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado em 05 de maio. “Por ter muito contato com diversas superfícies e com o rosto, as mãos são a porta de entrada para várias doenças. Lavar as mãos é a principal forma de evitar a transmissão, e por isso deve ser um hábito frequente, mesmo depois que a pandemia passar”, alerta Manoella Moraes da Silva, enfermeira da Gerência de Saúde do Sesc/RS.

Além da Covid-19, a higienização das mãos pode evitar diversas enfermidades, como gripes, resfriados, conjuntivites, hepatite A, infecção por salmonella e distúrbios gastrointestinais. Para potencializar a prevenção, deve-se lavar as mãos sempre antes e depois de ter contato com alguma pessoa doente, antes de preparar a comida ou fazer as refeições e depois de assoar o nariz, tossir, espirrar, usar o banheiro, ter contato com animais, manusear lixo e sair de ambientes públicos. Quando se trata do coronavírus, o cuidado deve ser maior ainda: “Neste momento de pandemia, a higienização deve ser feita após o contato com qualquer superfície em local público ou com qualquer pessoa, pois o sabão consegue dissolver a cápsula de gordura que envolve o vírus e o álcool ajuda a destruir suas estruturas”, explica Manoella.

Os principais fatores a serem observados na hora de lavar as mãos são os produtos usados e a forma correta de fazer a higienização. “O ideal é que se lave sempre com água e sabão, que devem ter contato com toda a superfície da mão: palma, dorso, punho, embaixo das unhas e entre os dedos. A lavagem deve ser feita sempre sem acessórios como anéis ou relógios, friccionando por pelo menos 20 segundos e enxaguando em água corrente. Não se deve secar a mão na roupa, pois também é um ambiente contaminado. Caso não tenha acesso a um local com água e sabão, o correto é usar o álcool 70%, esfregando o produto em toda a mão até que ela fique seca. A cada 3 utilizações de álcool, busque fazer uma higienização com água e sabão”, ensina Manoella.

O incentivo à lavagem das mãos como um ato cotidiano de cuidado traz benefícios à saúde individual e coletiva, impactando na melhoria da qualidade de vida de todos. No atual cenário, a lavagem de mãos é de fundamental importância na perspectiva do autocuidado e do cuidado com o outro.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

 

No vídeo, a pequena Alice Basile, de 5 anos, mostra a importância de lavar as mãos. Clique e confira: 

Link: https://drive.google.com/file/d/1g4l9DVL6P8Qbg8eUGhAJRDO4H-oPmz73/view Foto: Reprodução

 

Fonte: Fecomércio-RS

05 Maio, 21

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM