Condomínio sem dengue: cuidados evitam proliferação de mosquito transmissor

O Rio Grande do Sul contabilizou quase o triplo de casos confirmados de dengue neste ano em relação ao mesmo período de 2021. É o que aponta o levantamento parcial de dados divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde até parte da semana epidemiológica 18, que vai até 5 de maio. Conforme essas informações, o Estado teve 19.159 confirmações em 2022, sendo que em 2021, no mesmo intervalo, eram 6.474.

Inverno

Dengue no inverno acontece e é mais comum do que se imagina! Muita gente acha que o mosquito da dengue não sobrevive em temperaturas mais baixas e, por isso, a dengue acaba no inverno, mas isso não passa de um mito. A verdade é que a dengue, assim como as outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ocorrem durante todo o ano. Mais um motivo para ficarmos sempre de olho!

Frio lá fora, quentinho em casa!

Se a oferta de criadouros naturais está mais baixa, isso não é problema para o Aedes. Basta ele olhar para dentro das nossas casas, um verdadeiro prato cheio para o mosquito colocar seus ovos. Seja no famoso pratinho de planta ou vaso de flor de corte, seja naqueles criadouros menos conhecidos por nós como a bandeja da geladeira frostfree e o ralo com pouco uso, fato é que sempre há um recipiente suficiente para o mosquito fazer a festa!

Os benefícios para o Aedes não param por aí: mesmo com o frio lá fora, é difícil que as temperaturas dentro de casa caiam muito, então as larvas podem se desenvolver normalmente e, o pior, bem pertinho da gente, assim, quando virarem mosquito, já estarão perto de seu alimento preferido: o sangue humano.

Ovos resistentes: a arma secreta do Aedes

O Aedes precisa de água para colocar seus ovos, pois é só quando ele entra em contato com a água que a larva nasce. Mas… e se o mosquito colocar seus ovos e não tiver água por perto? Sorte do Aedes, azar o nosso: os ovos do mosquito podem sobreviver por mais de um ano sem água! Isso é tempo de sobra para esperar a próxima chuva ou gota d’água cair e, assim que o ovo entrar em contato com a água, a larva irá nascer. O pior de tudo é que ovos de mosquitos infectados também podem nascer com o vírus da doença, então basta um ovinho para iniciar um novo surto no ano seguinte.

Não tem jeito, é preciso cuidar o ano todo e melhor forma de combate ao mosquito é acabar com seus criadouros.

Dicas para eliminar o mosquito transmissor:

Caixas d’água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva devem ser mantidos tampados e sem frestas.

Mantenha limpo os poços de elevador (eles gostam de pegar carona)

Inspecione os ralos e elimine pontos de água parada.

Latinhas, embalagens plásticas, vidros e garrafas PET devem ser recolhidos e colocados em um saco plástico para a coleta seletiva de lixo.

Verifique se a calha está desimpedida, removendo folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água.

Piscinas devem ser limpas uma vez por semana e tratadas com cloro sempre.

Banheiros externos e áreas sem uso devem ser mantidos com vasos sanitários tampados e com tela milimétrica nos ralos.

Foto: Pexels

19 Maio, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM