CENÁRIO DOS IMÓVEIS ALUGADOS NOS ÚLTIMOS ANOS MOSTRA O IMPACTO DA PANDEMIA

Um estudo realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi/RS) focaliza o panorama do mercado de aluguéis em Porto Alegre (RS). O período analisado é de 2018 até abril desse ano e foi dividido nos segmentos residenciais e comerciais. A pesquisa abrangeu todos os bairros da Capital, que oferecem espaços para locações.

“O levantamento apontou que na área residencial os números são muito próximos aos de 2021, indicando estabilização.  A recuperação da economia será fundamental para as locações”, comenta a Lucineli Jeremias da Silva Martins, economista e responsável pelo setor. A apuração mostra que os apartamentos com dois dormitórios apresentaram em 2021 a maior procura dos últimos quatro anos – sem levar em conta 2022: a participação foi de 33,8%. O destaque é para o bairro Petrópolis, onde houve maior procura por locações, seguido pelos bairros, Centro Histórico, Partenon, Bom Fim, Menino Deus e Santana.

Já, os imóveis no formato JK (imóvel sem paredes internas e normalmente tem apenas o banheiro separado) ainda estão em recuperação: em 2018 tal formato de residência atingiu 11,19% e esse ano chegou a 7,85%. “Os números dos imóveis JKs em 2022 estão próximos aos da pré-pandemia no mesmo período do ano”, explica Lucineli. Em 2020 foi de 8,54% – muitos contratos estavam em andamento – e em 2021 caiu para 6,54%. A maior parte dos JKs estão localizados no Centro (34,6%), Cidade Baixa e bairro Bom Fim. “O cenário reflete o retorno de estudantes para suas cidades durante o auge da pandemia e profissionais que retornaram para as casas em outros municípios devido a modalidade home office”, esclarece.

Durante os anos de maior pico da pandemia chama a atenção a procura por casas de dois e três dormitórios, especialmente na zona sul de Porto Alegre.

Locações comerciais

O ano de 2020 teve uma desaceleração na locação de salas e lojas”, a queda nos aluguéis foi de 29,4%. “Em 2021 os negócios voltaram a acontecer a nível de pré-pandemia”, comenta a economista. O ano de 2022 segue o mesmo comportamento de 2021. Por outro lado, a locação de pavilhões ou depósito vem aumentando consideravelmente, principalmente nos bairros São Geraldo e Navegantes, o que confirma o crescimento do 4º Distrito.

Em 2022 o Centro Histórico representa cerca de 24% das locações de imóveis comerciais e cerca de 12% das locações residenciais. Os bairros onde mais se alugou imóveis comerciais nesse ano foram o Centro, Petrópolis, Moinhos de Vento, Rio Branco e Floresta. A expectativa é de que em 2022 o aluguel de imóveis em geral continue a crescer. “Com o aquecimento da economia essa é uma tendência que se pode esperar do mercado de aluguéis”, pontua.

 

Fonte: Secovi/RS

Foto: Divulgação

 

11 jul, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM