Carta aberta à sociedade porto-alegrense – Prevenção à Covid-19

Para tentar frear contaminação, entidades lançam carta aberta para mobilizar população e órgãos de segurança.

Sindha, Sindilojas, CDL Poa, Sescon, Sinepe e Secovi/RS assinam documento endereçado à sociedade porto-alegrense com pedido enérgico de mobilização

Em comum acordo, e pactuados com a Prefeitura de Porto Alegre, entidades gaúchas que representam setores econômicos formularam uma carta aberta à população de Porto Alegre para dar início à uma forte mobilização a fim de evitar a disseminação do Coronavírus.

No documento, onde o tom de conscientização é enérgico, é feito o pedido para que sejam evitados todos os tipos de encontros sociais e aglomerações, bem como outras orientações. Também direcionada aos órgãos de segurança pública, a carta “implora” que Ministério Público, Brigada Militar, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fiscalizem e apliquem punições à população e aos estabelecimentos que descumprirem protocolos.

Confira o conteúdo da carta na íntegra:

“Porto Alegre, 27 de novembro de 2020

Carta aberta à sociedade porto-alegrense:

Tem início hoje uma grande mobilização na Capital Gaúcha e todos precisam de você, morador e moradora de Porto Alegre. Não temos saída a não ser nos unirmos para tomarmos os devidos cuidados e conscientizarmos também aqueles que estão ao nosso lado. Se cuide e seja um mobilizador de cuidado pelo próximo.

Antes de tudo: evitem encontros sociais e aglomerações. O isolamento social ainda é nosso maior trunfo contra esse vírus ainda sem cura. Use máscara cobrindo totalmente nariz e boca, e oriente as pessoas mais próximas a fazerem o mesmo. Higienize as mãos com álcool gel a todo momento e lave com água e sabão sempre que tiver acesso. Evite espaços com grandes aglomerações e não seja responsável por organizar qualquer tipo de situação envolvendo grande número de pessoas.

Espalhe essa mobilização para familiares e amigos, pois se não agirmos com força total neste momento, teremos uma grave situação para enfrentar logo adiante. Vamos, juntos, reunir esforços para dobrar os cuidados, ainda que estejamos cansados, é verdade. Mas valerá a pena quando encerrarmos o ano com saúde.

Este passo é dado junto à população, mas também é um passo junto à segurança pública. Por isso, é urgente que também façam parte disso as forças de segurança da cidade, utilizando todo o seu aparato para fiscalizar e punir qualquer ação que coloque em risco esse ambiente. Neste mesmo sentido de mobilização, imploramos que Ministério Público, Brigada Militar, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico acompanhem de perto o cumprimento de protocolos por parte da população e dos estabelecimentos, garantindo, assim, que todos estejam engajados nesse movimento.

Precisamos tomar essa responsabilidade coletiva com urgência e salvar vidas. Somente com o envolvimento de todos essa mobilização terá os resultados necessários para sairmos dessa nova zona de perigo. Não há mais tempo a perder e podemos provar que com conscientização e empatia conseguimos cuidar uns dos outros.

Contamos com todos vocês!

Sindha – Sindilojas POA – CDL POA – SESCON-RS – SINEPE-RS – SECOVI/RS

30 nov, 20

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM