Aumente a segurança de seu condomínio durante os meses de férias

Muitas pessoas costumam aproveitar o início do ano para sair de férias e, por isso, nessa época, os condomínios tendem a ficar com menor número de moradores. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de segurança para síndicos e condôminos ficarem de olho – e que valem para o ano inteiro também. Confira:

 

Identificação

O ingresso de funcionários de prestadoras de serviços só deve ser permitido depois da devida identificação e consulta junto ao morador sobre a solicitação do serviço em questão. Veículos também devem ser identificados por meio da anotação da placa, modelo, cor, etc.

 

Acesso

O ideal é que a entrada de entregadores de produtos no prédio seja evitada, sendo que alguém do apartamento deverá receber as encomendas na portaria. Já os visitantes deverão se apresentar, por meio de portão eletrônico ou interfone, e só poderão entrar no prédio após autorização do morador que estiver sendo visitado.

 

Equipamentos

Sempre que as condições financeiras permitirem, deve-se priorizar a instalação de equipamentos como interfones, alarmes, câmeras e monitores. Uma boa iniciativa é colocar uma guarita recuada do portão, com grades altas ao redor do edifício e sempre controlar o portão da garagem.

 

Portaria

Os porteiros não devem abandonar seus postos para atender estranhos no portão ou na garagem. Devem, ainda, comunicar aos síndicos a ocorrência de movimentação próxima a esses locais. Vale lembrar que as entradas dos edifícios devem ser bem iluminadas, evitando objetos ou decoração que impeçam uma visão satisfatória do local.

 

Vigilância

Os moradores devem atentar para os momentos em que estiverem saindo ou entrando no prédio, verificando a presença de pessoas suspeitas nas imediações. Antes que qualquer pessoa faça o recolhimento de lixo ou a limpeza em áreas externas, todas as entradas devem ser fechadas. Uma dica interessante é estabelecer uma senha entre moradores, visando a casos de perigo. A senha deverá ser substituída periodicamente e, é claro, mantida em segredo por seus usuários.

 

Precauções

Os condôminos que pretendem viajar devem ser orientados a solicitar ao síndico, ao zelador ou aos vizinhos para que avisem a polícia sobre movimentos suspeitos nas proximidades da sua unidade durante o período de ausência. Em condomínios de casas ou apartamentos térreos com pátio, uma boa iluminação ajuda a evitar invasões, porém, cabe ressaltar que as lâmpadas não devem ficar acesas durante o dia. O ideal é investir em uma célula fotoelétrica.

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM