5G é liberado em pelo menos 40 bairros de Porto Alegre

O 5G começou a funcionar oficialmente em Porto Alegre na sexta-feira (29). A rede está disponível, neste momento, a partir de antenas instaladas em pelo menos 40 bairros da Capital. O sinal será liberado, de forma gradual, para os outros bairros até 2025, mas as operadoras informaram que isso ocorrerá conforme a necessidade.

A Capital tem 143 mil pontos autorizados para a instalação de antenas do 5G em todos os bairros, em locais como placas de rua, postes de iluminação, paradas de ônibus e relógios de rua.

Além de Porto Alegre, João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) são os outros locais do país a ter a conexão disponível nesta sexta. A expectativa da Anatel é que todas as capitais do Brasil tenham o sinal até setembro deste ano.

A implementação do 5G é consequência do leilão das frequências 700 MHz, 2,5 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz feito 2021. Tim, Vivo e Claro têm autorização para oferecer a rede na Capital. Brasília foi a primeira cidade a liberar o sinal do 5G, no início deste mês.

Para simbolizar a chegada da conexão à Capital, por uma semana, a Claro e a Embratel iluminaram cinco marcos da cidade: o Monumento aos Açorianos, o Laçador, o Instituto Caldeira e as Torres da Claro e da Embratel.

A tecnologia ocupa a faixa de 3,5 GHz, antes utilizada por antenas parabólicas. O 5G deve ser mais veloz, estável e apresentar menor latência (tempo de resposta da rede) que o 4G, a tecnologia anterior. Ele é também chamado de 5G puro, verdadeiro ou standalone (SA).

De acordo com Tim, Vivo e Claro, os clientes não precisam trocar de chip ou plano para receber o sinal do 5G neste momento, mas é necessário ter um aparelho compatível com a rede.

 

Fonte: GauchaZH

Fotografia: Divulgação

29 jul, 22

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM