Vendas de imóveis sobem quase 30% e setor imobiliário de Porto Alegre registra o melhor índice dos últimos 6 anos

Foram vendidas 10.953 unidades (novas e usadas) nos primeiros 4 meses desse ano.

A venda de imóveis em Porto Alegre aumentou quase 30% em relação ao primeiro quadrimestre de 2020.  De acordo com o SECOVI/RS (Sindicato da Habitação), foi o melhor resultado dos últimos 6 anos, perdendo apenas para 2015, quando haviam sido vendidas 11.629 unidade no período.

Segundo o levantamento, feito através das guias do ITBI do município, foram vendidos 10.953 imóveis nos primeiros quatro meses do ano. Em 2020 esse número havia sido de 8.464 unidades.

 

A movimentação financeira (valor arrecadado para o ITBI) também apresentou montante expressivo, crescendo 69% em relação ao mesmo período de 2020. Trata-se do maior valor movimentado para o período de toda a série histórica.

Para o Presidente da entidade, Moacyr Schukster, os números apontam a importância dos imóveis na vida das pessoas. De certa forma, apreendido um jeito de viver dentro da pandemia, o cidadão volta a pensar no seu dia a dia, o destino de seu superávit mensal e a modelagem de seu futuro. É quando propriedades imobiliárias aparecem como investimento irreprimível. Elas podem ser aquelas que abrigam, que permitem desenvolvimento de negócios e, como historicamente comprovado, constituem reserva de valor. Os que o contestam o fazem por eventuais altos e baixos pelos quais todos os setores passam. Porém, o estudo da economia acaba por reafirmar: imóvel, aplicação que rende, que se aproveita e que proporciona satisfação quando o detentor/comprador conhece o mercado ou é bem aconselhado.

Fonte: Departamento de Economia e Estatística – Secovi/RS

 

 

 

21 Maio, 21

ASSINE A NEWSLETTER

ARQUIVOS

INSTAGRAM